Está disponível para acesso gratuito o dossiê-denúncia “Água e energia não são mercadoria!”. A publicação é resultado de uma construção coletiva entre ocupações do centro de São Paulo, assessorias técnicas e jurídicas, apoiadores e mandatos parceiros, com o objetivo de fortalecer a luta pelo acesso justo e digno aos serviços essenciais de água e energia nas moradias populares.
Mais do que um documento técnico, o dossiê é denúncia, memória e ferramenta de mobilização. Ele evidencia as violações de direitos que atingem moradores e moradoras de ocupações urbanas e expõe as estratégias de resistência e articulação construídas coletivamente para enfrentar a mercantilização dos serviços públicos. A publicação também resgata a trajetória do projeto Ocupas Centro, criado para garantir apoio técnico e jurídico às lutas por regularização fundiária e acesso a infraestrutura urbana.
O LabHab/FAU-USP integra a equipe de elaboração do dossiê, ao lado de outras organizações e coletivos, como: Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais, FIO Assessoria Técnica Popular, Coletivo Mola, Laboratório Justiça Territorial da UFABC (LabJuta), Coletivo Caetés (FAU-USP) e o advogado popular Benedito Barbosa (UMM-SP, CMP, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e LabJuta).
Acesse o dossiê completo: https://acesse.one/dossie-denuncia