Chamada de trabalhos aberta para o XIX Seminário Internacional da RII

Estão abertas as submissões de trabalhos para o XIX Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Investigação sobre Globalização e Território (RII), que será realizado de 07 a 09 de outubro de 2026, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Com o tema “Transformações produtivas e tensões geopolíticas: desafios para os povos ibero-americanos”, o evento reúne pesquisadoras(es), docentes e estudantes para debater as dinâmicas contemporâneas que atravessam os territórios, em diálogo interdisciplinar.

A professora Maria Lucia Refinetti Martins, coordenadora do INCT Produção da Casa e da Cidade (sediado no LabHab/FAU-USP), integra o Comitê Científico do seminário.

Submissões

Os resumos podem ser enviados até 31 de maio de 2026, pela plataforma EasyChair. Cada participante pode submeter até dois trabalhos. As propostas serão avaliadas por revisão por pares e os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, com acesso aberto.

O seminário está organizado em cinco grandes grupos temáticos, que refletem os principais desafios contemporâneos da região:

  • Transformações geopolíticas e geoeconômicas em múltiplas escalas
  • Processos globais e transformações produtivas
  • Crise climática e conflitos socioambientais
  • Dinâmicas urbano-regionais e desigualdades socioespaciais
  • Políticas públicas e planejamento territorial

 

Mais informações estão disponíveis em: www.xixseminariorii.com.br

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.