Pesquisador do LabHab participa de série especial do Jornal Nacional “JN nas Ruas – Brasil que Ensina”

O pesquisador Pedro Rossi, integrante do LabHab/FAU-USP e do INCT Produção da Casa e da Cidade, participou da série especial JN nas Ruas – Brasil que Ensina, exibida pelo Jornal Nacional como parte da cobertura das eleições de 2026.

No episódio gravado em São Paulo, os jornalistas César Tralli e Renata Vasconcellos percorreram o Centro Histórico da capital paulista para ouvir moradores sobre temas centrais para a vida urbana, como transporte público, habitação e inclusão social. O cenário escolhido foi o Viaduto Santa Ifigênia, marco das transformações urbanas da cidade ao longo do último século.

Durante a reportagem, Pedro Rossi destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas e lembrou experiências brasileiras que ampliaram o envolvimento da população nas decisões governamentais.

“O Brasil tem muito a ensinar em relação à participação popular. A gente já teve várias experiências no Brasil que colocaram o povo dentro da tomada de decisão, com transparência, com controle social. O orçamento participativo deveria estar implementado em todos os municípios deste país, com controle sério da população, nos conselhos. Nós precisamos fiscalizar o poder público, fazer esse controle social e, de certa maneira, também fazer parte dele”, afirmou o arquiteto e urbanista.

As reflexões apresentadas na entrevista dialogam diretamente com a pesquisa de doutorado desenvolvida por Rossi, sob orientação da professora Erminia Maricato. O estudo investiga o chamado Ciclo Virtuoso das Prefeituras Democráticas e Populares, analisando experiências de gestão municipal que buscaram enfrentar desigualdades urbanas por meio da participação social, da ampliação de direitos e do fortalecimento do poder local.

Como parte da pesquisa, Rossi desenvolveu um repositório digital dedicado a resgatar, divulgar e valorizar experiências inovadoras em política urbana e habitacional implementadas por gestões municipais brasileiras entre 1986 e 2000. O acervo reúne uma coleção catalogada de documentos históricos, como revistas, jornais, cartazes, relatórios e folhetos produzidos por administrações municipais e movimentos sociais. A plataforma está disponível para consulta pública em: www.ciclovirtuoso.labhab.fau.usp.br.

A reportagem completa do episódio de São Paulo da série JN nas Ruas – Brasil que Ensina pode ser acessada no portal G1 e reúne depoimentos de moradores e especialistas sobre transporte público, habitação e inclusão social.

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.