Arquitetura popular e estética pós-moderna: comparação entre edificações do bairro da Cremação com modelos arquitetônicos dos promesseiros do Círio de Nazaré

Lídia J. Basile T. Soares
lbasile87@hotmail.com

Tais Wanderley Sales
tais_sales@hotmail.com

Nildo Costa
UFPA- ngrcosta@gmail.com

Alex Fabrício de Sá Mendes
afsmendes@live.fr

Wagner Cardoso da Silva
UFPA- wagnercardoso_@hotmail.com

Cybelle Salvador Miranda
UFPA- cybelle@ufpa.br

Artur Simões Rozestraten
Docente da FAUUSP – artur.rozestraten@usp.br

Karina Oliveira Leitão
Docente e pesquisadora do LabHab FAUUSP – koleitao@uol.com.br

Texto publicado na Revista Projectare número 7 – agosto de 2015

A procissão ocorrida no segundo Domingo de Outubro, em Belém, é parte do Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do Brasil. Reúne um número relevante de pessoas oriundas do interior do Estado do Pará, do Brasil e do exterior que chegam à cidade peregrinando em louvor a Virgem de Nazaré. A figura do promesseiro, parte da celebração, é vista como portadora de modelos arquitetônicos em escala reduzida no momento em que suplica ou agradece a graça da casa própria ou de algum estabelecimento comercial. Tem-se como objetivo geral identificar alguns modelos portados de edificações de um bairro popular, Cremação, por meio de pesquisa de campo que documentou características tipológicas como: cor, número de pavimentos, tipo de cobertura e elementos compositivos, e comparou aos modelos arquitetônicos levados em oferenda, durante o evento. Discute-se, por fim, aspectos estéticos da cultura pós-moderna impregnados nos exemplares arquitetônicos analisados.

 

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