Globalização, Informalidade e Regulação em Cidades Latino-Americanas

Maria Lucia Refinetti Martins
Professora Titular da FAUUSP. Representante da FAUUSP no Conselho Gestor da Operação Urbana Água Espraiada e anteriormente no Conselho Municipal de Habitação(2003-2007); Coordenadora de Área em Arquitetura e Urbanismo na FAPESP –malurm@usp.br

Texto apresentado no Seminário Colombo-Brasilero Legalidad Ilegalidad en la producción de la ciudad, Medellín 25-26 de novembro de 2004.

O texto procura identificar e comparar, em algumas metrópoles latino-americanas, a manifestação de processos recentes e simultâneos: término de regimes militares autoritários, democratização e descentralização político-administrativa, reestruturação econômica e desregulamentação, ao lado de uma histórica e crescente irregularidade, informalidade e precarização do espaço urbano. Observam-se, nos diferentes países, similitudes dos impactos e das reações a esses processos, particularmente na esfera local – municipal e metropolitana. A partir desse quadro, reflete sobre identidades e sobre os padrões urbano-ambientais presentes nessas cidades.

 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Artigo para Download [ PDF | 469Kb ]

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.