METRÓPOLE NA PERIFERIA DO CAPITALISMO: ILEGALIDADE DESIGUALDADE E VIOLÊNCIA

As ideias aqui desenvolvidas tiveram origem na perplexidade causada pelas contradições vividas tanto em minha militância em movimentos populares urbanos quanto em meu estágio na administração municipal de São Paulo. Há um profundo descolamento entre a ordem legal e a cidade real. Há um profundo desconhecimento social sobre a cidade concreta. Esse descolamento entre a concretude e sua representação, com as consequentes práticas daí decorrentes, vão se manifestar no cotidiano tanto no universo informal como no coração do aparelho de Estado, grande promotor da ruptura aludida. É intrigante, perceber as estratégias desenvolvidas pelo Estado e pela sociedade para conviver com o ocultamento da cidade real, mas é no sistema jurídico porém, a quem compete oficialmente garantir a justiça e os direitos universais previstos na legislação, que as contradições são mais profundas.

Autora: Ermínia Maricato.

Acesse o documento em versão digital (PDF | Português)