O Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab/FAU-USP) foi destaque na 28ª edição do Congresso Arquisur, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025 na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade Nacional do Litoral (FADU-UNL), em Santa Fé, Argentina.
O LabHab foi finalista em duas categorias da seção de Premiações do evento. Na categoria Premios de Extensión, foram indicados os projetos:
- “Desenvolvimento urbano sustentável: produção e qualificação do ambiente construído no Brasil”, de Estevam Otero, Luciana Royer, Maria Lucia Refinetti Martins e Giusepe Filocomo; e
- “HABITATHIS: especialização em assessoria técnica para melhorias habitacionais em Diadema”, de Caio Santo Amore, Karina Leitão e Paulo Emilio Buarque.
Este último recebeu menção honrosa, em reconhecimento à integração entre ensino, pesquisa e ação territorial.
Na categoria Premios de Investigación, o INCT Produção da Casa e da Cidade, sediado no LabHab, também foi finalista e recebeu menção honrosa. Um importante reconhecimento para a sua rede e pesquisas sobre habitação, urbanização e produção social da cidade no Brasil.

Além das menções institucionais, o pesquisador Pedro Rossi, integrante do LabHab e do INCT Produção da Casa e da Cidade, conquistou o primeiro lugar entre as teses de doutorado, com o trabalho “O Ciclo Virtuoso das Prefeituras Democráticas e Populares”, orientado por Erminia Maricato.

Com o tema “Transformações: Arquitetura, cidade e território em tempos de mudanças”, o Congresso Arquisur reuniu docentes, pesquisadores e estudantes de instituições públicas de arquitetura da América do Sul. A programação incluiu apresentações de trabalhos, palestras, workshops e debates promovidos pelos Grupos Permanentes de Extensão, Integração Curricular e Pesquisa e Pós-Graduação da Arquisur.
A Arquisur (Associação das Escolas e Faculdades de Arquitetura Públicas da América do Sul) foi fundada em 1992 e reúne atualmente 31 instituições da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, promovendo cooperação científica, tecnológica, educacional e cultural entre seus membros. Saiba mais em: arquisur.org

