O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Produção da Casa e da Cidade está com inscrições abertas para seleção de bolsista de Pós-Doutorado CAPES na Linha de Pesquisa 2.2 – Moradia popular em áreas centrais de metrópoles brasileiras: condições, programas e políticas, coordenada pela professora Beatriz Kara.
A bolsa de pesquisa tem como objetivo a realização de um seminário nacional sobre a temática da moradia popular em áreas centrais, assim como a sistematização e avaliação crítica das discussões ocorridas no evento. O objetivo do seminário nacional, previsto para 2026, é verificar os avanços e/ou retrocessos de programas e políticas habitacionais. A formulação e realização desse evento, assim como sua sistematização crítica, constituem etapas fundamentais para a formação de uma rede nacional de pesquisadores, entidades e organizações da sociedade civil envolvidas nas lutas urbanas.
Requisitos:
- Título de doutor nas áreas de Humanidades ou Ciências Sociais Aplicadas, com preferência para Arquitetura e Urbanismo, Geografia, História, Planejamento Urbano e Regional, Ciências Sociais ou Economia (é necessário constar como “Titulado” na Plataforma Sucupira. Para tal, certificar-se disso junto à Coordenação do PPG onde o candidato cursou o Doutorado);
- Familiaridade com estudos urbanos e interesse nas temáticas das áreas centrais;
- Experiência comprovada em coordenação de eventos e redes de pesquisa;
- Currículo Lattes atualizado;
- Dedicação mínima de 20 horas semanais.
- O valor mensal da bolsa é de R$ 5.200,00, conforme a tabela CAPES. É permitido o acúmulo com vínculo empregatício, mas não é possível acumular bolsas de outras entidades nacionais ou internacionais.
Inscrições
As candidaturas devem ser enviadas até 31 de outubro de 2025, para o e-mail inct.linha.2.2@gmail.com, com o título “CANDIDATURA PÓS-DOUTORADO INCT PRODUÇÃO DA CASA E DA CIDADE”, incluindo:
- Currículo Lattes atualizado;
- Carta de apresentação com justificativa de interesse;
- Telefone para contato;
- Histórico escolar da pós-graduação.
As entrevistas serão realizadas virtualmente nos dias 04 e 05 de novembro, e o início das atividades está previsto para novembro de 2025. A bolsa terá vigência de 12 meses.