SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESCALA DA METRÓPOLE

A terceira mesa do Seminário Políticas Públicas na Escala da Metrópole ocorre no dia 18 de junho de 2019, terça-feira, das 08h30 às 12h30. Com o tema “Políticas públicas na metrópole: marcos legais e institucionais e seus efeitos políticos”, o evento ocorre na Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados da USP. O Labhab apoia a realização do evento.

A mesa pretende discutir os arranjos jurídico-institucionais e administrativos, e seus efeitos políticos nos processos decisórios, na participação social, na implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas na escala da metrópole. A gestão das grandes metrópoles tem nos arranjos de governança e seus entraves para viabilizar suas políticas públicas, decorrentes da complexidade política, ambiental, orçamentária, administrativa e jurídica, um dos principais desafios para uma ação democrática e eficaz no enfrentamento dos privilégios e na mitigação das desigualdades urbanas decorrentes.

Composição da Mesa 3

Prof. Dr. Nabil Bonduki (FAU – USP)

Conferencista internacional
Dra. Silvana Pissano (Diretora de Urbanismo de Montevidéo)

Conferencistas nacionais
– Profa. Dra. Leda Paulani (FEA – USP)
– Profa. Dra. Marta Arretche (FFLCH – USP)
– Profa. Dra. Paula Dallari (Direito – USP)
– Prof. Dr. Fernando Haddad (Ínsper e FFLCH)

Sobre o Seminário

O Seminário Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais é organizado pelo Grupo de Estudos “Escola da Metrópole” do Instituto de Estudos Avançados da USP, e se destina a ampliar e compartilhar a reflexão sobre os desafios da governança de grandes metrópoles, por meio de uma abordagem multidisciplinar.
O Seminário tem o objetivo de resgatar experiências da gestão da cidade de São Paulo no âmbito da sua complexidade metropolitana, enfatizando aspectos inovadores. Ao mesmo tempo, pretende trazer experiências de outros países para refletir, de forma comparada, sobre essa temática, focando na construção de cidades mais humanas, democráticas e socialmente justas.
O Seminário se dividirá em TRÊS ETAPAS, as quais estão relacionadas às principais temáticas que afetam a gestão das grandes metrópoles:

Para participar, faça sua inscrição aqui.
As vagas estão sujeitas à lotação no dia do evento.