Curso de Extensão: Habitação e Cidade

• Data: 24 de setembro à 10 de outubro de 2001
  • Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária – São Paulo, SP
  • Organização: LabHab/FAUUSP

Palestrantes

Ermínia Maricato;
João Sette Whitaker;
Pedro Arantes;
Joel Felipe;
Luciana royer;
Francisco Comarú;
Tomás Moreira;
Joaquim de Britto;
Helena Menna Barreto Silva;
Érica Diogo;
Mariana Fix;
Laura Bueno;
Maria Lúcia Refinetti Martins.

Ementa

O Curso de Extensão apresentou aos estudantes de arquitetura e urbanismo as atividades de pesquisa, extensão do LabHab e sua relação com o compromisso de produzir conhecimento e práticas voltados para a democratização das nossas cidades.

Essa apresentação teve como objetivo abrir perspectivas de atuação profissional e acadêmica aos estudantes nas linhas de pesquisa do Laboratório e, ao mesmo tempo, debater temas centrais da produção do espaço urbano e política habitacional.

As diversas palestrar estruturaram-se a partir do eixo – Habitação e Produção do Espaço Urbano, enfocando os temas:

• História da Formação Sócio-Econômica Brasileira e Análise de Conjuntura;
  • Apresentação do LabHab – Construindo políticas públicas sobre os assentamentos humanos;
  • O Canteiro e o Desenho: Sergio Ferro x Artigas;
  • O arquiteto e a questão social: por um novo engajamento profissional;
  • Cidades Saudáveis: conceitos e Pressupostos;
  • Desapropriação de Terras: a questão fundiária e as políticas sociais
  • Habitação social e recuperação dos centros urbanos;
  • Como o capital imobiliário desenha a cidade: o entorno do Rio Pinheiros em São Paulo.

No fechamento do curso foi realizado um debate com os estudantes sobre os temas apresentados e foram levantados por eles outros temas de interesse. A partir deste curso, foram agendados outros debates do LabHab com os estudantes sobre temas atuais como: Plano Diretor em São Paulo e Operações Urbanas.