Seminário: O Arquiteto, A Universidade e a Moradia Social

• Data: 27 de setembro de 1997.
  • Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária – São Paulo, SP
  • Organização: LabHab/FAUUSP
  • Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da FAUUSP
  • Parceria: Laboratório do Grêmio da FAUUSP

Palestrantes

Lizete Rubano (ex-funcionária da COHAB/SP, 1989-1992);
João Marcos de Almeida Lopes (representante da assessoria técnica USINA);
Nabil Bonduki (ex-Superintendente do HABI/Sehab/PMSP);
Sônia Rainho (representando o Centro de Cooperação de Osasco);
Zorina Maria dos Santos (representante dos Fórum dos Mutirões);
Maria Amélia de Azevedo Leite (coordenadora do L’Habitat da FAU-PUCCAMP);
Letícia Aschcar (pesquisadora da USP/São Carlos e ESALQ);
Reginaldo Ronconi (FAUUSP);
Joel Pereira Felipe (assessoria técnica AD);
Evaniza Lopes Rodrigues (Movimento de Defesa do Favelado-SP e da União dos Movimentos de Moradia).

Ementa

Em parceria com o Laboratório do Grêmio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, foi realizado em 27 de setembro de 1997, o seminário “O arquiteto, a Universidade e a Moradia Social”.

O objetivo do seminário era realizar o encontro entre alunos, profissionais e a sociedade civil e suas instituições participativas, visando discutir o papel da universidade em relação aos problemas habitacionais da cidade de São Paulo.

O encontro reuniu arquitetos que trabalharam em administrações municipais, representantes de assessoria técnica e representantes de grupos de moradias, além de alunos de diversas faculdades do Estado.

Dividido em duas partes, o seminário realizado durante todo um sábado, discutiu na parte da manhã o tema “O Arquiteto e os Movimentos Sociais”. O evento contou com a presença da arquiteta Lizete Rubano, ex-funcionária da COHAB/SP (1989-1992); do arquiteto João Marcos de Almeida Lopes, representante da assessoria técnica USINA; do arquiteto Nabil Bonduki, ex-Superintendente do HABI; da vereadora Sônia Rainho, representando o Centro de Cooperação de Osasco; e de Zorina Maria dos Santos, representante dos Fórum dos Mutirões. As exposições apresentaram pontos de vista distintos sobre o assunto: a visão do profissional do governo, a do profissional liberal que trabalhou/a para o governo e a da comunidade.

Na parte da tarde, o assunto foi “O Estudante de Arquitetura e a Moradia Social”. Assim como as exposições da manhã, a mesa foi composta de modo a apresentar vários pontos de vista sobre o assunto. Participaram da mesa a arquiteta Maria Amélia de Azevedo Leite, coordenadora do L’Habitat da FAU-PUCCAMP; a arquiteta Letícia Achcar, pesquisadora de tecnologias alternativas para habitação na USP/São Carlos e na ESALQ; o arquiteto Reginaldo Ronconi, professor da FAUUSP; o arquiteto Joel Pereira Felipe, representante da assessoria técnica AD; e Evaniza Lopes Rodrigues, representante do Movimento de Defesa do Favelado-SP e da União dos Movimentos de Moradia.