Favelas: Soluções Urbanísticas

 

  • Data: 22 de setembro de 1998
  • Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – Rua do Lago, 876 – Cidade Universitária – São Paulo, SP
  • Organização: LabHab/FAUUSP
  • Coordenação Geral: Profa. Ermínia Maricato e Profa. Laura Machado de Mello Bueno

Palestrantes

Ermínia Maricato (FAUUSP);
Suzana Pasternak Taschner (FAUUSP);
Laura Machado de Mello Bueno (FAUPUCCampinas e LABHAB);
Luiz Renato Bezerra Pequeno (PPAU – Projetos e Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo e LABHAB);
Kelson Vieira Senra (FNA – Federação Nacional dos Arquitetos, i9 – Projeto e Marketing);
Rosana Denaldi (diretora do DEHAB/PMSA);
Minoru Naruto (FAUUSP e LABHAB);
Luciana Lessa Simões Pescarini (PMSA)

Ementa

O Seminário “Favelas: Soluções Urbanísticas” realizou-se 22 de Setembro e teve como objetivo apresentar as favelas como um importante objeto de reflexão e ação do arquiteto e do urbanista. O seminário pretendeu levantar a reflexão sistemática para a intervenção em favelas, alternativa de habitação crescente em todo o país e reforçar o engajamento da Universidade com essa importante face da realidade urbana brasileira.

As exposições buscaram, na parte da manhã, fornecer um quadro sobre urbanização, exclusão econômica e social, dinâmica demográfica, enfocando-se as implicações que a favela tem na concepção das políticas habitacional, urbana, sanitária e ambiental dividos em três temas:

O primeiro, “Mercado habitacional, exclusão territorial e favela” foi desenvolvido por Ermínia Maricato da FAUUSP e LABHAB. A exposição destacou a dimensão da exclusão social e da ilegalidade nas alternativas de habitação diante do restrito mercado habitacional, e da queda na qualidade de vida urbana. Foram fornecidos dados quantitativos que embasaram a análise qualitativa.

“Favelas no Brasil: evolução na última década” – Suzana Pasternak Taschner, FAUUSP, traçou um panorama do crescimento das favelas através de indicadores sociais, fornecidos pelo IBGE e também por organismos estadual (SEADE) e municipal (FIPE).

“As políticas de intervenção em favelas” – Laura Machado de Mello Bueno, FAUPUCC, LABHAB, abordou as principais linhas de intervenção física em favelas, identificando novas metodologias, aspectos técnicos e o projeto de urbanismo característicos das políticas desenvolvidas em vários municípios.

Na parte da tarde foram apresentados, a partir de um enfoque crítico, algumas experiências importantes de intervenção em favelas – São Paulo, Santo André e Rio de Janeiro, destacando-se a metodologia de desenvolvimento de projeto e de obra e o resultado da intervenção no espaço urbano. Foram apresentados os seguintes casos:

  • São Paulo – “Política paulistana para as favelas na última década” – Luiz Renato Bezerra Pequeno, PPAU – Projetos e Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo, LABHAB;
  • Rio de Janeiro – “Urbanização de Favelas no Rio de Janeiro – uma avaliação crítica” – Kelson Vieira Senra, FNA – Federação Nacional dos Arquitetos, i9 – Projeto e Marketing;
  • Santo André – “Política para as favelas da Prefeitura de Santo André – A ação municipal integrada” – Rosana Denaldi, diretora do DEHAB/PMSA ;
  • “Arquitetura das áreas comerciais em favelas” – Minoru Naruto, FAUUSP,LABHAB;
  • “Os Projetos de urbanização de favela” – Luciana Lessa Simões Pescarini, PMSA

A parte da manhã contou com a coordenação de mesa de Wilson Jorge, FAUUSP, e a parte da tarde com Antônio Carlos Santana, FAUUSP.

Foram relatores do evento Francisco Comaru, LABHAB e Jorge Oseki, FAUUSP.

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.