LABHAB REALIZA SEMINÁRIO DISCENTE

Durante o seminário, foram debatidas algumas das pesquisas de mestrado e doutorado finalizadas recentemente. Foram apresentadas as pesquisas sobre a transposição do rio São Francisco, de autoria de Carolina Jessica Domschke Sacconi; as relações entre o espaço público urbano e a democracia, desenvolvida por Liana Paula Perez de Oliveira; a produção das assessorias técnicas em habitação, elaborada por Lyzandra Machado Martins; e as experiências brasileiras e paulistana em torno da promoção da função social da propriedade imobiliária, conduzida por Gustavo Soares Pires de Campos.

Dentre vários pontos abordados, foram discutidos processos e escolhas de pesquisa adotados pelos pós-graduandos, com atenção à decisão pelo marco teórico, à articulação teoria-empiria, aos desafios em torno de objeto e método de pesquisa, ao apoio institucional ao desenvolvimento de pesquisa, e aos principais interlocutores dos pesquisadores.

Como um todo, o debate sobre pesquisas finalizadas conduziu à discussão sobre a trajetória e posição atual do LabHab. Sobre isso, destaca-se a produção acadêmica de conhecimento a partir e sobre o popular e o periférico, o concreto e o invisibilizado, significando também a construção de olhar sobre o espaço próprio do laboratório.

Por fim, foi possível verificar a influência de trajetória do laboratório sobre sua produção acadêmica atual, mas também a pertinência de debate sobre a produção acadêmica para o planejamento de nossos próximos passos.

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.