Laboratório de Projeto Integrado e Participativo para Requalificação de Cortiço

• Data: 09 de novembro de 1999
  • Local: FAU-Maranhão. Rua Maranhão, 88 – Higienópolis – São Paulo, SP
  • Organização: Escritório Piloto do Grêmio Politécnico da USP e do Politécnico de Turim
  • Apoio: LabHab/FAUUSP

Palestrantes

Equipe do Laboratório de Projeto Integrado e Participativo para Requalificação de Cortiço.

Ementa

O seminário teve como objetivos: contribuir para a melhoria da qualidade de vida no centro e na cidade de São Paulo; possibilitar aos estudantes universitários o conhecimento, a vivência pratica e propositiva com a realidade habitacional da região central; executar um projeto integral de requalificação de edifício ocupado por moradores de cortiços; propor e experimentar uma metodologia.

O edifício selecionado para o desenvolvimento do laboratório, localizado à Rua do Ouvidor, 63, estava desocupado a vários anos e foi ocupado pelo movimento organizado “MMC Movimento por Moradia no Centro” há cerca de dois anos.

O trabalho desenvolveu-se dentro do próprio edifício, permitindo que as equipes pudessem interagir diretamente com os moradores durante 9 dias de levantamentos, diagnósticos e elaboração das propostas. Outra característica importante do trabalho foi a interdisciplinaridade que pode ser efetiva com a formação de cinco equipes básicas: arquitetura, engenharia, sociologia, financeira e jurídico legal.

Ao final de nove dias, chegou-se a uma proposta global que foi apresentada e discutida com as famílias moradoras no ultimo dia de trabalho dentro do prédio.

Esta proposta compôs-se de: Projeto imediato; projeto de inclusão social; projeto financeiro; projeto jurico-legal; projeto definitivo das unidades habitacionais e áreas comuns.

A finalização do trabalho pautou-se na revisão e sistematização dos projetos em formatos específicos para divulgação e disponibilização para todos o participantes envolvidos, Universidades, ONG’s, Movimento de Moradia e sociedade civil.

Ressaltamos que o trabalho não se encerrou. Questionamentos e novas perspectivas afloram. O Laboratório de Projeto foi mais um passo importante na busca da compreensão da nossa realidade social e de políticas publicas alternativas de inclusão social, como um exercício de cidadania.