Observatório das Remoções

O projeto “Observatório de Remoções” é uma colaboração de pesquisa entre o laboratórios LABHAB e LabCidade da FAUUSP e seus pesquisadores, e trata da identificação e mapeamento de regiões e grupos de grande vulnerabilidade socioambiental impactadas por remoções involuntárias decorrentes da implantação de grandes projetos urbanos em áreas com grande concentração de favelas, loteamentos irregulares e clandestinos (cortiços e ocupações). Para além da divulgação e publicização das informações referentes a este tema o projeto procura apoiar as comunidades envolvidas através de ferramentas de compreensão desse fenômeno urbano e de defesa do seu Direito à Moradia e à Cidade.

O projeto foi criado em 2012, a partir do interesse do interesse dos integrantes de ambos os laboratórios, estabelecendo parceria com instituições externas. Visava estruturar um observatório que reunisse em uma base cartográfica as informações, na época, dispersas e inacessíveis, para as comunidades atingidas e para o público em geral, possibilitando assim uma visão integrada do processo em curso.

Para o período de 2015-2017, o projeto foi reestruturado, aprovado e financiado pela Fundação Ford. O LABHAB participou ativamente de ambas as etapas. No período de 2015-2017, o projeto teve como integrante na sua coordenação a prof. Dra. Karina Leitão, também responsável pela pesquisa focada no caso de estudo “Observando de Perto – Água Espraiada”.

Nesta segunda fase, o projeto foi estruturado a partir de quatro frentes de trabalho: ações colaborativas, mapeamento, articulação e multiplicação da metodologia. O Observatório de Remoções trata do fenômeno da remoção a partir de diferentes escalas territoriais. As ações colaborativas junto às comunidades vulneráveis, bem como o mapeamento, foram realizados nas cidades de São Paulo, Diadema e Mauá. A articulação com outros observatórios e a multiplicação da metodologia extrapolam o território do estado de São Paulo e do país.

Assine o Boletim do LabHab

Cadastre o seu e-mail para receber a nossa Newsletter mensal com notícias do nosso laboratório.