Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul

As bases de atuação profissional no campo da arquitetura atendem às diretrizes curriculares nacionais que contemplam os necessários aportes teóricos, referências práticas e conhecimentos específicos. Os conhecimentos adquiridos no curso de graduação podem ser, posteriormente, aprofundados nos programas de pós–graduação stricto sensu cujas bases estão voltadas para a pesquisa e a produção de conhecimento, além de suporte ao ensino superior.

Na esfera acadêmica, as relações internacionais envolvidas nesses dois níveis de formação profissional foram, por muitos anos, predominantemente estabelecidas com países europeus e Estados Unidos, lugares em que grande número de docentes obtiveram títulos de mestrado e doutorado ou desenvolveram programas de pós–doutorado. Pesquisas conjuntas e atividades acadêmicas relacionadas a programas desenvolvidos por professores visitantes estiveram entre os resultados mais consistentes obtidos por meio dessas práticas de internacionalização que, entretanto, apresentaram fraco desempenho na atração de discentes.

A busca recente de incentivar um diálogo sul–sul tem encontrado nas agências de fomento apoio a programas dirigidos à América Latina, entre os quais se insere o programa Centros Associados para o Fortalecimento de Programas de Pós-Graduação Brasil / Argentina, promovido por CAPES–Brasil e SPU–Argentina. No âmbito desse programa desenvolveu-se, no período 2012/2016, o projeto “Arquitetura e qualidade socioambiental em cidades do Cone Sul”, parceria entre o Programa de Pós-Graduação FAU USP e a Maestría en Arquitectura da FADU–UNL. Esse projeto permitiu o intercâmbio de alunos, motivou a oferta, na FAUUSP, de disciplinas intensivas nos períodos de férias e deu fôlego para a produção do presente livro, que reúne textos em português e em espanhol de autoria dos pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação envolvidos nas atividades.

Organizadores: Luis Müller e Maria Lucía Refinetti Martins.

Acesse o documento em versão digital (PDF | Português)