PROMOVIDA PELO LABHAB, FAUUSP RECEBE A EXPOSIÇÃO “SÃO VITO: UMA ESCAVAÇÃO”

De 9 a 30 de setembro de 2019 a FAU-USP recebe a exposição “São Vito: uma escavação”. Esta exposição foi inaugurada em fevereiro de 2019 no Sesc Parque Dom Pedro II, no centro da cidade de São Paulo. Esta unidade provisória do Sesc, que recebeu a exposição, encontra-se no mesmo terreno onde antes existiu o edifício São Vito – e foi a partir da potência dessa localização que sua narrativa foi desenvolvida. Como o título indica, a exposição propôs uma escavação simbólica no terreno a partir da trajetória do emblemático prédio, demolido em 2011. Os elementos encontrados nessa empreitada ampliavam necessariamente o olhar para a história do Parque Dom Pedro II e do centro da cidade de São Paulo, de forma mais ampla.

A exposição ficou em cartaz até o início de junho de 2019. Encerrado o período de exibição no Sesc, surge o convite, por parte do Laboratório de Habitação e Assentamento Humanos (LABHAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), para que “São Vito: uma escavação” fosse levada a outro circuito, o universitário, dada a contribuição da narrativa exibida e a pertinência das discussões que levantava.

Além da exposição, haverá na FAU-USP uma mesa-redonda de debate com ex-moradores e participantes estratégicos da história deste edifício.

Perfazer a escavação histórica da demolição dos Edifícios São Vito e Mercúrio é antes de tudo entender as disputas e conflitos pelo acesso à terra nas metrópoles, representados nestes simbólicos edifícios no Centro de São Paulo. A exposição “São Vito: uma escavação” esteve em cartaz no Sesc Dom Pedro II, exatamente no local onde residiam mais de 1.500 moradores, local que presenciou violação de direitos e, ao mesmo tempo, a luta pela moradia social bem localizada daqueles que perderam suas casas, mas que até hoje encontram-se sem nenhum atendimento habitacional definitivo.

A iniciativa de tornar a exposição itinerante foi acolhida pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB) da FAU-USP, historicamente voltado para as questões do direito à cidade e à moradia, que ingressa nesta parceria, inserindo esta exposição no circuito de faculdades ligadas ao tema do urbanismo e planejamento territorial. O LABHAB promoverá concomitantemente um Ciclo de Debates que acompanhará esta exposição itinerante, com o intuito de complementar a “escavação” proposta com outras visões e narrativas, sobretudo dos ex-moradores dos Edifícios São Vito e Mercúrio. Assim, pretende-se difundir um registro mais acurado desta história e um olhar alternativo ao senso comum e da imprensa hegemônica, reconhecendo sobretudo a perspectiva dos ex-moradores destes edifícios.

Sobre a exposição
Promoção: LabHab FAUUSP