Observatório de Remoções 2015-2017: Relatório final de projeto

O Observatório de Remoções surgiu como primeira experiência voluntária de professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 2012, que naquele momento eram pesquisadores do LABCIDADE e LABHAB da FAUUSP, com o objetivo de reunir em uma base cartográica informações sobre as remoções em curso na cidade de São Paulo, até então dispersas e inacessíveis ao público.

A 2ª fase do Observatório de Remoções inicia-se em 2015, com financiamento da Fundação FORD, incluindo neste momento além da FAUUSP, a Universidade Federal do ABC, e os municípios que compõem o grande ABC, além de São Paulo. A natureza do projeto redefine-se para um projeto de pesquisa-ação, permanecendo, entretanto, o objetivo mais amplo de identificar, mapear e entender em escalas distintas, pessoas e grupos afetados por remoções forçadas de suas áreas de moradia assim como suas causas. O projeto estruturou-se em duas frentes de atuação: mapeamento colaborativo e ações colaborativas nas comunidades ou observando de perto.

A publicação aqui apresentada está organizada de forma a apresentar reflexões sobre o mapeamento colaborativo realizado, os estudos de caso intitulados “observando de perto” que qualificam as nossas reflexões a partir de uma abordagem de pesquisa-ação e de formação popular, além de reflexões sobre a plataforma desenvolvida no âmbito do projeto e os seminários organizados para maior debate sobre a pesquisa. Por fim, acrescentamos os resultados do trabalho da pesquisa-ação realizada no âmbito da fronteira trinacional, em Foz do Iguaçu (UNILA).

Coordenação: Raquel Rolnik, Karina Leitão, Francisco Comaru e Regina Dulce.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Acesse o documento em versão digital (PDF | Português)